Mousse Nevada

Mousse Nevada com Cobertura de Chocolate

Adriano — ou Dodô, como costumamos chamá-lo — é amigo de infância da minha Marina. Cresceram meio juntos, estudando na mesma escola e a afinidade, bem como o contato entre nossas famílias, sempre foi constante. Dodô é divertido, querido, educado e um chocólatra assumido. Sempre que eu pergunto o que gostaria de comer, ele pede um “udigrudi, tia” — entenda udigrudi como um Fudge. De chocolate, óbvio. Mas, no verão carioca, preparar um Fudge que não mele em dois segundos depois de tirar da geladeira é quase um milagre, e eu sempre fico em dívida com o Dodô, mesmo preparando bolos ou brownies que ele devora sem cerimônia.

Dia desses, batendo um papo ligeiro aqui na rua com a Ana, mãe de Dodô, descobri que para aplacar os ânimos chocólatras dos netos, a Dona Aglaé prepara uma Mousse Nevada para comer de joelhos. Sabendo disso, tratei logo de ligar pra pedir a receita – que testei no dia seguinte. Não foi surpresa descobrir que a Mousse — com cobertura de chocolate, obviamente — sumiu da geladeira em menos de 24 horas.

Anote aí como preparar rapidamente esta ‘Mousse Dodô com Cobertura Óbvia’: (que eu alterei só um cadinho pra menos doce)

1. Na batedeira deixe 06 claras em neve e junte 6 colheres de sopa de açúcar
2. Derreta 5 folhas de gelatina s/ sabor (ou 1 pacotinho, se for em pó) em 1/2 xic de leite quente e adicione às claras batidas sem desligar a batedeira
3. Acrescente 1 lata de creme de leite bem gelado (s/soro)

Coloque na geladeira e espere que fique consistente — umas 6 horas

Então, numa panela, prepare a cobertura até que fique cremosa:
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de manteiga
400gr de chocolate em pó — usei meio amargo
3 colheres de sopa de açúcar (opcional)

Espere esfriar e coloque sobre o creme nevado já gelado. Deixe gelar mais umas 2 ou 3 horas.

Antes de servir, pensei em salpicar lascas de chocolate em barra — feitas na parte grossa do ralador ou raspe com uma faca — mas não deu nem tempo!

Quando estiver saboreando essa Mousse, tenho certeza que você vai querer mandar um beijo pra Dona Aglaé, avó do Dodô, porque além de fácil é simplesmente uma delíciaaaa!

Últimos posts por claudia letti (exibir todos)
× Informações e Encomendas