Que tal um Brunch neste domingo?

tortinhas_bacon2Uma grande amiga me contou que sua mãe lhe repassou uma dica importantíssima pra se virar em qualquer tempo na cozinha: ter sempre bacon e ovos na geladeira. Pois eu, que sempre evitei bacon justamente por gostar demais da sua gordice crocante, mudei drasticamente de ideia depois que degustei esta tortinha prática e saborosíssima que você pode testar hoje ainda – se tiver os ingredientes na sua geladeira, claro. Ou pode programar pra preparar no domingo e fazer tipo brunch – aquele café da manhã tardio que se junta com o horário de almoço, sabe?

Pra preparar 6 tortinhas (que não servirão exatamente 6 pessoas porque ninguém se contenta com uma), você vai precisar de:

*6 forminhas de muffin/cupcake OU 6 ramequins (aqueles potinhos de cerâmica que vão ao forno) OU uma assadeira de tamanho médio/pequeno – a que você tiver em casa, redonda, retangular, tefal ou vidro refratário. |.
*6 fatias de bacon
*3 ovos
*1/2 caixinha de creme de leite – acrescente algumas gotas de limão
*1 colher (sopa) de cebolinha picada (opcional)
*2 tomates fatiados (12 fatias)
*Molho de tomate (o melhor que você puder encontrar)
*Sal e pimenta-do-reino
*Manteiga para untar
*Queijo Parmesão para gratinar (opcional)

Antes de qualquer coisa, preaqueça seu forno a 180ºC (mais ou menos). Unte as forminhas com manteiga e forre as bordas de cada uma com 1 fatia de bacon. No fundo de cada forminha, acomode uma fatia de tomate, e, por cima, acrescente uma colherada rasa de molho de tomate.

Com um garfo, bata ligeiramente os ovos com o creme de leite e a cebolinha, tempere com sal e pimenta e divida igualmente entre as forminhas. Cubra com as fatias de tomate restantes e, se preferir, polvilhe um pouco de queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido por 20 minutos, até que cresçam e dourem – a ideia é que fiquem crocantes por dentro.

Espere que esfriem por uns 5 minutos, solte as bordas com uma faca sem ponta e retire das forminhas. Sirva quente ou frio.

Para acompanhar sua Tortinha, um pãozinho quentinho da padaria da esquina ou torradinhas que você tenha no armário cai super bem. Até com cream cracker esta tortinha não perde seu charme. E o melhor: ela vai bem com café, refrigerante, suco, espumante, vinho branco e até cerveja.

Você optou por usar uma forma de tamanho médio para toda a receita? Sem problemas! É o mesmo procedimento: untar + bacon na borda + tomate no fundo + creme ao meio + tomate por cima. E, se quiser desenformar, espere esfriar um pouco mais.

Se você já tem prática na cozinha vai preparar esta tortinha num instante. Senão, aventure-se sem medo: meu enteado Vinícius, quem me apresentou esta receita deliciosa, embora se vire muitíssimo bem porque gosta de cozinhar, tem apenas 14 anos. Portanto, pode apostar! E depois, me conta!

Últimos posts por claudia letti (exibir todos)
× Informações e Encomendas